Novo malware simula app de recarga de celular para enganar brasileiros

julho 16, 2016

[wpdevart_like_box profile_id=”mourainformaticaecartuchos” connections=”hide” width=”200″ height=”70″ header=”small” cover_photo=”hide” locale=”en_US”]


Descoberto pela empresa de segurança PSafe, malware finge ser o aplicativo Recarga TIM e pode deixar smartphone exposto às ações dos criminosos.


Um novo malware finge ser um aplicativo de recarga para celulares pré-pagos como forma de enganar as vítimas, segundo a empresa de segurança PSafe. Batizado de Tim.AndroRat, o novo malware simula o aplicativo Recarga TIM, da operadora de mesmo nome, e foi descoberto nesta semana pela equipe da PSafe.

Para enganar os usuários, o Tim.AndroRat usa o código original do app da TIM, com exceção dos arquivos que contém códigos nativos do sistema operacional (.so), o que dificulta a diferenciação pelos usuários.

Segundo o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, o hacker pode ter removido estes arquivos com o objetivo de reduzir o tamanho final do APK malicioso, tornando-o assim mais fácil de disseminar.

Como funciona

Ao baixar o aplicativo falso, o smartphone da vítima fica mais vulnerável. Isso porque os criminosos passam a ter acesso a todas as informações do dispositivo, como mensagens de texto, chamadas, localização, fotos, senhas e qualquer outro dado armazenado no aparelho.

Além disso, após o app malicioso ser baixado, o hacker também é capaz de realizar uma série de ações remotas no smartphone, como envio de SMS, chamadas e instalação de outros apps.

Por isso, é muito importante sempre seguir a dica de não baixar aplicativos de lojas não oficiais (como a Google Play Store ou a loja da Amazon), sejam recebidos por e-mail ou via SMS ou por outra fonte.